São Vicente,  Segunda-Feira  24 de Julho de 2017
Que toda criança e adolescente esteja com uma família, deixe de ser residente e se torne um filho
 .: MENU
 .: Home
 .: Videos
 .: Eventos
 .: Quem Somos
 .: Associados
 .: Passeios dos Residentes
 .: Educadores Sociais
 .: Localização
 .: Doações / Bazar
 .: Parcerias
 .: Entrevistas
 .: Currículo
 .: Equipe
 .: Contato
 .: Agradecimentos
 .: Links

 .: PROJETOS
 .: Ponto de Cultura
 .: Projeto Capacitando
 .: Produtos Rendendo-se a Arte
 .: Rendendo-se a Arte
 .: Famílias Afetivas
 .: Residente
 .: Projeto Família
 .: Estação da Vida

 .: PROJETOS ANTERIORES
 .: Como vai você?
 .: Aldeia das Artes
 .: Novos Caminhos
 .: Famílias Cidadãs
 .: Projeto Muito Prazer
 .: Produtos Bem Me Quer
 .: Bem Me Quer
 .: Projeto Muito Prazer
 .: Muito Prazer
 .: Fundação Volkswagen

 .: MATÉRIAS ESPECIAIS
 .: Zabelinha
 .: Jorge Maciel Lança 2º CD
 .: Elza Batalha
 .: Soroptimistas
 .: Dia Nacional e Municipal do Choro
 .: Escola Circuito
 .: Nossa Horta
 .: CPFL
 .: Ponto de Cultura

Aconteceu

Jornal Escola
Passeio ao Aquário Municipal de São Paulo

 

No dia 24 de Outubro, o adolescente Leonardo foi a um passeio no Aquário Municipal de São Paulo, quando, acompanhado da educadora Isabel, tiveram um dia muito divertido e diferente. Esse passeio foi organizado pelo projeto A Tribuna na Escola como forma de reconhecimento do trabalho de educadores de várias escolas. A Casa Crescer e Brilhar também participa deste projeto e faz suas atividades com o uso de jornal, sendo contemplado para este passeio.

 

_________________________________________

No dia 08/08/2016 a nossa matéria sobre Conscientização que fizemos no mês de Junho saiu no Jornal A Tribuna, na folha A-8

Matéria citada logo abaixo.

___________________________________________

No mês de maio e junho, eu, Isabel Cristina, educadora do Jornal Escola comecei a conversar com os residentes da Crescer e Brilhar sobre qual assunto poderíamos buscar nos jornais para o nosso mural. Eles escolheram o Meio Ambiente por conta do abrigo se encontrar no Bairro Jóquei Clube de SV onde vermos muitas ruas com lixo na calçada.

Saímos às ruas, tiramos vários fotos do bairro, percebemos ruas com sofás, cama, sacos de lixo e muito entulho. Conversando entre nós, entendemos que se cada um cuidasse do seu lixo, cada um fizesse a sua parte, teríamos uma cidade mais limpa.

A partir deste movimento, fizemos recortes dos jornais e juntamente com as fotos que tiramos, elaboramos cartazes para conscientização dos residentes, funcionários e visitantes do Serviço de Acolhimento.

Os residentes que participaram da pesquisa comigo foram:

Stefany, Gabriel, Thainã, Tamires, Leonardo, Elicio, Diogo, Monica e Rafael Freitas. 

------------------------------------------------------------------

Os residentes da Casa Crescer e Brilhar, em São Vicente, desenvolveram um trabalho de pesquisa no jornal A Tribuna sobre o mosquito Aedes aegypti e o Zika vírus, orientados pela educadora Cláudia Dias.

“A ideia surgiu pelas informações que a mídia vem divulgando das doenças transmitidas pelo mosquito, principalmente a microcefalia em bebês”, explica a coordenadora da Casa Crescer e Brilhar, Luciana Mira.

A atividade teve como pontapé reportagens do jornal, entre elas, uma publicada há quase 30 anos. “Conseguimos uma matéria de 14 de fevereiro de 1987 sobre o Aedes. Mostra que esta luta contra o mosquito já vem de muito tempo”, conta.

Os jovens fizeram um mutirão dentro do abrigo e pela quadra no entorno, para verificar todos os locais e objetos que pudessem conter água parada. Nove residentes participaram da ação, tomando conhecimento da importância de manter o foco dos mosquitos longe, e repassaram o que aprenderam para os outros dez residentes que não estavam presentes nos dias das oficinas. Depois, foi feito um mural com as pesquisas, para conscientização de todos.

Segundo Luciana, a conscientização dos residentes é de muita importância, pois grande parte de seus familiares moram em lugares precários de São Vicente.

“Eles foram relatando que perto de suas casas tem muitos focos (de criadouros de mosquito) e que a população desta região não se importa muito com isso. Alguns residentes têm seus familiares morando em palafitas onde o foco é muito intenso. Discutimos o que poderia ser feito para amenizar”, conta.

A educadora ainda destaca que, a partir da atividade, os jovens manifestaram o desejo de passar para os familiares a necessidade do cuidado e da limpeza do espaço.

“Por esta razão, foi muito esclarecedor o trabalho. Parece que todo mundo sabe o que tem que fazer, mas enquanto eles pesquisavam, a educadora relatou que ficavam impressionados com a quantidade de pessoas doentes e o quanto é importante a conscientização”, diz

_____________________________________________

 

Neste mês de junho / 2015, que antecede ao mês de férias, a educadora social Rosane e os residentes da Crescer e Brilhar resolveram pesquisar os pontos turísticos da Baixada para elaborarem um cronograma de passeio.

 

Foi uma oficina interessante, pois alguns residentes não conheciam determinados lugares selecionados.

 

O cronograma foi realizado e os recortes foram feitos da parte de turismo do Jornal a Tribuna.

 

Os participantes da oficina foram, residentes: Gabriel, Caio, Leonardo, Diogo, Ketlin, Raquel e Tamires.

 

________________________________________________

Violência em Debate

A Educadora Social Maria Helena, dentro do Projeto Estação da Vida, desenvolve oficina com os residentes da Crescer e Brilhar utilizando o Jornal A Tribuna através do Jornal Escola.

 

Neste mês, os residentes escolheram, recortaram e leram reportagens sobre violência na Baixada Santista, colocando-as em mural, discutindo os motivos que geram a violência e o que poderia ser feito para amenizar a situação. A busca pelo tema foi da escolha dos próprios residentes, que vivenciam esta realidade nas ruas da cidade e queriam entender porque de tanta violência.

 

Foi uma oficina muito interessante e produtiva para fazermos os jovens refletir sobre este momento tão difícil que estamos vivendo.

________________________________________________

Através do Jornal Escola, todos os dias recebemos o Jornal "A Tribuna" e utilizamos para pesquisas de alguns assuntos trabalhados com educadores sociais e residentes.

Fazemos  recortes de matérias especiais para o nosso mural e leituras das tirinhas da turma da Monica entre outros, recriando as ideias de acordo com o desenho.

Os residentes participam da brincadeiras e com a diversão aprendem a interpretação dos quadrinhos, melhoram a leitura e a escrita.

------------------------------------------------------

Jornal Escola e Comunidade

História
O Programa Jornal, Escola e Comunidade foi implantado pelo Jornal A Tribuna em 1992, por iniciativa do diretor Roberto Clemente Santini, que, na época, integrava o Comitê de Leitura da Associação Nacional de Jornais (ANJ). Empresas jornalísticas de vários países adotaram programas educativos de incentivo à leitura de jornais, envolvendo crianças, jovens e adultos. No Brasil, o JEC é um dos pioneiros no segmento de Programas de Jornal e Educação (PJE) da ANJ e envolve centenas de educadores e milhares de alunos das diversas cidades da Baixada Santista, integrando educadores e educandos em prol da comunidade.

Proposta
Utilizar o jornal como recurso didático e pedagógico em ambientes socioeducativos, estimulando o gosto pela leitura, contribuindo para a formação de cidadãos leitores conscientes e participativos.

Objetivos
Entre os principais objetivos do JEC estão o desenvolvimento do hábito de leitura, o estímulo à busca pela informação, a promoção de discussões acerca da realidade e o enriquecimento do universo cultural e educacional do aluno e/ou participante.

Público Alvo
Atualmente, o Programa atende a 100 unidades, entre escolas das redes pública e privada, de Educação Infantil, Ensino Fundamental, Médio e Superior, além de instituições, ONGs e associações que desenvolvem atividades sócio educativas, segmentos específicos como educação de jovens e adultos, educação especial e ensino profissionalizante, além de instituições de ressocialização.

Desde 2006 a Casa Crescer e Brilhar foi convidada para participar deste programa que auxilia no desenvolvimento escolar dos jovens deste serviço de acolhimento.

Agradecemos imensamente esta parceria que tanto contribui para a educação dos nossos jovens.

 

 


Nosso trabalho saiu no Jornal


Foi a maior alegria


Escolhendo o tema a ser trabalhado


Tainá contando sua histórinha


Criando histórias


Educador dando uma forcinha


Criatividade a mil


Raquel toda inspirada


Crianças


Meninos Criativos


Montagem do Mural


Separando Recortes


Segunda parte do mural


Todos contra o Zika Virus


Todos os cuidados são necessários.


08/08/2016 Matéria sai no Jornal


08/08/2016 Matéria sobre Conscientização sai no Jornal


Pesquisa e escolha do Tema a ser trabalhado


Tema: Meio Ambiente


Saimos as ruas


Todos perceberam que nós também devemos fazer a nossa parte


Verde é a cor da vida, não vamos deixar o lixo apagar


Cartaz feito para a conscientização dos residentes, funcionários e visitantes do Serviço de Acolhimento.


Manter a Cidade limpa também é uma obrigação nossa


Passeio ao Aquário Municipal de São Paulo


Isabel e Leonardo


Leonardo surfando


Isabel também surfou!



Atalhos da página
Editar Ver imagens no álbum.
Editar Imprimir esta página.
Editar Mandar link para um amigo.

Casa Crescer e Brilhar
Tel.: (13) 3464-1177 / 3463-5828
Rede Social Corporativa e-Solution Backsite